segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Palavras ao vento - Do impulso ao arrependimento

Vamos começar a semana com tudo em cima! Muito foco, energia e força para vocês passarem por esse semana da melhor maneira possível !

DO IMPULSO AO ARREPENDIMENTO  


Lembro que desde criança algo que me deixava angustiada e com uma sensação de pequeno desespero era o fato de não poder voltar no tempo e modificar aquela coisinha errada que eu fiz e que acabou gerando um problemão. Na época queria voltar no tempo e não comer aquele doce escondido que a minha mãe tinha dito pra não comer, queria não ter jogado a bola tão alto e acabar quebrando o espelho, queria não ter feito tanta bagunça na sala pra professora não ter que mandar bilhete pra minha mãe.

Eu cresci, mas em diversos momentos continuo tendo essa mesma sensação, de que se eu pudesse voltar no tempo e pensar um pouquinho mais antes de agir de determinada forma tudo poderia ser diferente. Ainda hoje creio que não há sensação mais agonizante do que esta, até porque quando você cresce as conseqüências vão muito além de uma bronca dos seus pais. Chegou a hora de encarar as conseqüências dos seus atos sozinho, e se naquele determinado momento você optou por não pensar um pouco mais antes de agir, as coisas ficam complicadas.

Diversos são os motivos que nos levam a agir por impulso, e nem sempre agir desta forma significa algo ruim, as vezes é o instinto nos dizendo o que fazer para sobreviver. Porém, infelizmente, na maioria das vezes quando agimos desta forma acabamos fazendo besteira. Pare e pense em quantas vezes você usou como desculpa a frase “ eu fiz sem pensar, desculpe” ou então “ foi por impulso, não quis te magoar”. Tenho certeza que pelo menos uma vez essas frases já foram ditas.

Eu acho que se toda vez que fossemos agir por impulso lembrássemos a agonia que é a sensação de não poder voltar no tempo, com certeza frearíamos e pensaríamos um pouco mais antes de agir. O problema é que estamos sempre buscando soluções rápidas, queremos retornos na hora e não queremos ficar por baixo nunca. Se sentimos que algo aconteceu para nos prejudicar de cara agimos por impulso afim de nos defender,  e é assim que uma pequena atitude errada vira um problemão.

Nem sempre as coisas ocorrem para nos prejudicar, nem sempre as atitudes dos outros visam te magoar. Quando agimos somente por impulso, para não ficar por baixo, não levamos em consideração uma infinidade de coisas que possam estar envolvidas na situação. Em apenas 1 minuto podemos estragar algo que por muito tempo foi, ou poderia ter sido muito agradável. A tão famosa frase “prefiro me arrepender do que fiz, do que pensar como poderia ter sido” pode ser muito bonita e impactante, mas pensar em levá-la como filosofia única de vida é um tanto quanto arriscado. Um minuto de reflexão, por mais difícil que seja, evitaria muitos desejos de viagem no tempo. 



3 comentários:

  1. Oi Ingrid!

    Já v que a minha infância foi bem diferente da sua.
    Nunca recebi uma anotação sequer na minha ficha como aluna,sempre tive comportamento exemplar,eu não sabia fazer nada de errado e claro ficava isolada das outras crianças.Em casa a minha mãe digna de um hospício me maltratava de todas as formas e claro eu sofri muito com isso fisicamente e psicologicamente.Meu pior pesadelo?Ser criança de novo,é a pior desgraça que poderia me acontecer.

    E eu dificilmente faço algo por impulso fico a pensar,penso uma,duas,três e desisto sempre.Meu problema é pensar demais.
    Sabe a vida está passando diante dos meus olhos e vejo que eu sofri e ainda sofro sem reação vc sabe,sou incapaz de ferir alguém,mesmo que esta pessoa esteja cavando minha cova.

    Ingrid agir por impulso pode causar remorso mas o silêncio dói muito mais.

    Não é defeito agir por instinto,defeito é se sentir sem instinto,sem poder de reação pois o pensar e repensar aniquila qualquer defesa.

    Beijinhos ^^

    ResponderExcluir
  2. É complicado, mas acredito que tem que haver o meio termo. Claro que nem tudo a gente pode agir por impulso, mas muitas vezes essa é a melhor forma de resolver algo.
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente eu já fui vitima do impulso... O pior que a gente nem pensa na hora, mas depois fica remoendo e se perguntando como não pensamos em um determinado momento... Pelo menos eu sou assim...
    O problema é que sempre tentaremos evitar, mas sempre pode acontecer algo por impulso...
    Bjosssss
    http://morenanude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir