segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Começando a semana

Oficialmente a semana começa no domingo, mas sabemos que a segunda-feira sempre será o dia internacional do " eu irei começar...". É na segunda-feira que começamos a dieta, a busca por emprego, por namorado e por uma nota melhor na prova. Porém o engraçado é que segunda normalmente nos encontramos mais desanimados, seja pelo pique do fim de semana ou por pensar em quanto falta para chegar o próximo dia de descanço. Mas pera ai! XÔ pra lá preguiça, xô pra lá desanimo. Aqui no nosso cantinho segunda-feira é dia de mensagem positiva, sendo assim deixo para vocês um texto muito bom da Martha Medeiro. Espero que suas belas palavras inspirem quem esta precisando daquela forcinha para abandonar velhos hábitos.






NASCI ASSIM, VOU MORRER ASSIM - Martha Medeiros


Uma das provas irrefutáveis de que estou prestes a virar um fóssil é que assisti à novela Gabriela, em 1975, e revi a cena com a Juliana Paes se arrastando feito uma lagartixa por cima de um telhado de Ilhéus, para assombro do seu Nacib. Enquanto se ouvia a trilha sonora que virou hit: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu vivi assim, vou ser sempre assim, Gabriééééla”.

Salve Dorival Caymmi, autor da letra, mas, cá entre nós, hoje em dia Gabriela seria forte candidata a algumas sessões de psicanálise, porque só pode ser teimosia crônica essa mania de nascer assim, crescer assim, viver assim e, mais grave, ser sempre assim. Por mais que “assim” seja bom, é muito assim pra pouco assado.

Tenho uma amiga que é a última a sair dos encontros da nossa turma. Invariavelmente, a última. No entanto, dias atrás, nos reunimos e não eram nem 21h quando ela pegou sua bolsa e se despediu. Silêncio na sala. Está se sentindo mal? Não. Alguma coisa que dissemos te ofendeu? Não. Vai se encontrar com alguém? Não. Ela apenas sentiu vontade de voltar cedo pra casa em vez de, como de hábito, ficar para apagar a luz. Havia nascido assim, crescido assim, vivido assim, mas não precisava ser sempre assim.

Depois que ela se foi, ficamos especulando sobre o que a teria feito ir embora, sem aceitarmos a explicação trivial que ela deu: vontade. Como vontade? Desde quando alguém faz algo diferente por simples vontade? Muito suspeito.

É por causa dessa desconfiança que tanta gente se algema aos seus preconceitos, aos mesmos gostos que cultiva há 20 anos, às manias executadas no automático e a amores que nem lhes satisfazem mais, tudo para que os outros não questionem sua integridade, já que se estabeleceu que quem muda é frívolo.

Se é isso mesmo, salve os frívolos. Só não muda quem não se relaciona com o mundo, não passou por nenhuma experiência amorosa, por nenhuma frustração. Só não muda quem não consegue racionalizar sobre o que acontece a sua volta, não se interessa pela condição humana, não é curioso a respeito de si mesmo, não se permite ser atingido pela arte e pelo pensamento filosófico, em suma, só não muda quem está morto.

A vida não recompensa os amadores. No máximo, lhes dá uma vida tranquila, e isso nem sempre é uma graça divina. Gabriela era um personagem de ficção, e Caymmi um poeta enaltecendo a pureza humana, que merece mesmo ser enaltecida em prosa e verso. Mas a pureza não precisa se defender o tempo inteiro contra a mudança. Pode-se migrar da pureza para o experimentalismo, sem perdas.

Minha amiga, naquela noite, dormiu cedo como há séculos não fazia, e eu, que costumo cabecear quando termina a novela, fui a última a sair, fiquei para apagar a luz. E ambas continuamos íntegras como sempre fomos.

Espero que gostem desta nova Tag, pretendo trazer um texto toda segunda. E quem sabe o próximo texto não é meu.....

8 comentários:

  1. É acho que ficar sempre na mesmice cansa né! Todos nós temos medo da mudança, do novo, mas se não mudar a gente fica sempre no mesmo lugar!
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, toda mudança causa um nervoso e uma apreensão.
      Mas são as mudanças que possibilitam o nosso desenvolvimento.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oieeee
    Adorei conhecer aqui!
    Eu tenho uma amiga que odeia mudanças, eu nao ligava tanto, mas depois de conviver muito com essa amigas, eu acredito que tenha pegado um certo receio...
    Mas quando algo aparece, só nos resta pensar positivo...
    Bjos
    http://morenanude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, pensar positivo é a melhor maneira de se enfrentar algo para o qual não estávamos esperando.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. é incrível com a gente deixa tudo para a segunda né? Por isso que agora, quando tenho alguma coisa para fazer, faço logo, porque se deixar para a segunda, nunca faço! Virei seguidora!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah Tá certíssima! Se dá pra fazer agora faz logo.

      Obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado.

      Irei visitar o seu cantinho tmb.

      Excluir
  4. Ta certa mesmoo hahaha . Seu é blog e legal e diferente , mas eu gostei da criatividade ! Haha Estou te seguindo, e te espero la no meu queridaaa (:

    http://todabela04.blogspot.com ‘ ¬¬ haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que você gostou do blog, a ideia era exatamente esta :)

      Pode deixar que irei visitar o seu cantinho.

      Excluir